terça-feira, 28 de junho de 2011

Leitura dos Clássicos em sala de aula desde cedo

          
          Ao ser lido desde cedo, os clássicos são absorvidos de uma maneira muito especial porque  as crianças comunicam o ato de ler como a qualquer outra experiência um sabor e uma importância particulares. E este é o papel da escola: possibilitar o acesso à ficção Fe qualidade de forma prazerosa.
“ler os clássicos desperta o gosto pela viagem, pela imersão no desconhecido e pela exploração. da diversidade. A satisfação de se deixar transportar para outro tempo e outro espaço, de viver uma vida com experiências diferentes do cotidiano”, ressalta a escritora Ana Maria Machado.

 exemplo de leitura

          O grande desafio é saber como trabalhar esse material em classe. O importante é seduzir o leitor e colocá-lo como parte da historia. Porém o mais importante é o professor contar  a relação que tem com a obra, ler trechos dos quais possa falar com paixão e entusiasmo, mostrar os encantos (literários ou não) que chamaram sua atenção, as conversas com amigos que ela rendeu e quanto ele se identificou e descobriu sobre si mesmo em cada passagem.
Nos anos iniciais, o ideal é começar a trabalhar Machado pelos contos, compreensível por leitores de qualquer idade e com uma historia bem próxima da realidade infantil.

Um comentário:

  1. Olá está de parabéns o blog Papéis Avulsos!!! Coloquem o link seguidores, pois quero seguir o blog de vocês. É um ótimo apoio aos estudantes e aos acadêmicos.
    Hoje a noite voui divulgar o Papéis Avulsos no meu blog,www.pedageo.blogspot.com

    abraços, colegas La Sallistas e para a professora Nádia.

    ResponderExcluir