Projeto: Um Apólogo
Objetivo: Ampliação da capacidade de análise literária.
Conteúdos: Leitura e compreensão de texto Um Apólogo, de Machado de Assis.
Anos: 4º e 5º.
Tempo Estimado: 12 aulas.
Material necessário:
· Cópias de Um Apólogo para todos;
· Livros e sites de historia sobre o Rio de Janeiro do século 19;
· Caixa de costura com agulha, linha e alfinete e um pedaço de tecido.
Desenvolvimento:
1. Etapa
Peça que os alunos citem escritores. Se Machado não for lembrado, diga que ele é o principal escritor brasileiro e que será estudado.
2. Etapa
Reúna revistas, filmes, imagens e objetos representativos do século 19 e obras de Machado, criando um ambiente literário. Divida a classe em grupos,que pesquisarão : o Brasil do século 19 , gravuras do Rio de Janeiro, biografia do escritor e relação de obras. O material comporá um painel.
3. Etapa
Apresente o texto Um Apólogo e esclareça que apólogo é uma narrativa curta e, como fábula, tem um uma moral. Deixe a caixa de costura à vista. Pergunte às crianças se elas sabem quem serão os personagens da historia. Dobre o tecido, prenda-o com o alfinete, enfie a linha na agulha e costure. Questione a função da agulha, da linha e do alfinete.
Pergunte quem cada um preferiria ser- a agulha ou a linha – e por quê.
4. Etapa
Faça a leitura coletiva, ajudando os alunos a descobrir (pelo contexto) o significado de termos desconhecidos sem usar o dicionário. Peça que observem os argumentos da linha e da agulha e como cada um deles, apesar de válido, logo é derrubado.
5. Etapa
Inicie a análise do texto. Auxilie a turma a perceber os elementos da narrativa. Quem são os personagens?
Em que lugar a história se passa?
No texto, quem é mais importante no trabalho de costura: a agulha ou a linha? Por quê? As respostas devem ser justificadas com trechos do texto.
6. Etapa
O alfinete é o porto-voz da moral da história. Discuta sobre ela com os estudantes: existem pessoas que ajudam outras, abrindo caminhos. Mas, conquistada uma vitória, que foi ajudada. Pergunte o que eles pensam sobre isso. Trabalhe os conceitos de arrogância e o de humilhação, citando a arrogância da agulha e depois a humilhação pela qual teve de passar.
Avaliação:
Para avaliar a compreensão e a visão critica do texto, peça que a turma faça a leitura dramatizada dele e que cada aluno escrava um apólogo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário